segunda-feira, 18 de setembro de 2006

TEORIAS DE APRENDIZAGEM

Processo de aprendizagem por estímulos Através da ação sobre o meio físico e da interação com o ambiente social, processam-se o desenvolvimento e a aprendizagem da criança. O mecanismo básico do cérebro se dá por meio de impulsos nervosos, que passam de um neurônio a outro, por pontes chamadas sinapses. Submetida a estímulos, tanto táteis, quanto da visão, audição, olfato ou paladar, a criança se desenvolve de uma maneira mais adequada, pela diversidade de incentivos. O desenvolvimento do cérebro infantil, necessário para igualar o órgão ao de um adulto, se dá justamente pelas exigências, pelos desafios e estímulos aos quais a criança é submetida. As primeiras experiências da vida, então, são tão importantes que podem mudar por completo a maneira com que cada pessoa se desenvolve. Jean Piaget, o pai da Teoria Construtivista, entende o conhecimento como resultante da adaptação da criança ao meio, algo que se constrói. Já para Lev Semyonovich Vygotsk, cujo trabalho se voltou fundamentalmente ao desenvolvimento cognitivo, o desenvolvimento das funções psíquicas da criança interage continuamente com a aprendizagem. Nas duas filosofias, o ponto comum diz respeito à necessidade de estímulos para a interação com o meio. Testes clínicos por todo o mundo mostram que crianças pouco estimuladas, em todos os aspectos, não desenvolvem de forma apropriada os sentidos de equilíbrio e localização corporal, além de não se desenvolver intelectualmente. À medida que vão crescendo, se adequadamente estimuladas, esquemas de assimilação vão se desenvolvendo. Diante de alguma dificuldade de interpretação ocorre um desequilíbrio desta assimilação, que leva a tentativas de solução para posterior acomodação dos novos esquemas à realidade. Exatamente aí entra o computador, como uma rica fonte de estímulos durante uma fase de desenvolvimento psíquico e neurológico. Especialmente no aspecto da interatividade criança/computador. Criam-se modelos, opções e das respostas a estes esquemas, certas ou erradas, decorre a aprendizagem. (www.educativa.net)

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