segunda-feira, 4 de setembro de 2006

INTELIGÊNCIA

Estou lendo EDUCAÇÃO DOS SENTIDOS de Rubem Alves, e achei fantástica a comparação e a definição que ele faz com a inteligência.
"Veio-me a idéia de que a inteligência muito se parece com o pênis. Não se assuste: o mundo está cheio de analogias mais estranhas...Pois o que é um pênis? É um órgão que, no estado normal, é um apêndice ridículo, flácido que realiza funções excretoras automáticas que não demandam grandes reflexões. Mas, se provocado pelo desejo, ele passa por curiosas metamorfoses hidráulicas que lhe dão a capacidade de ter prazer, de dar prazer e de criar vida. Se não há desejo, é inutil que a cabeça lhe dê ordens...
Assim também é a inteligência. No cotidiano ela se encontra num estado flácido que é mais do que suficiente para realização das tarefas rotineiras. Quando, entretanto, é provocada pelo desejo, ela cresce e se dispõe a fazer coisas ditas impossíveis.
Uma inteligência flácida é uma inteligência sem desejo....................Mas é claro que os professores sejam mestres na dita ARTE DE VER, OUVIR..."

Um comentário:

GELSI disse...

Elizete!
Visitei seu blog. Estou tentado trabalhar no eproinfo e não estou conseguindo.Abraços.Gelsi.