segunda-feira, 18 de setembro de 2006

TEORIAS DE APRENDIZAGEM

Processo de aprendizagem por estímulos Através da ação sobre o meio físico e da interação com o ambiente social, processam-se o desenvolvimento e a aprendizagem da criança. O mecanismo básico do cérebro se dá por meio de impulsos nervosos, que passam de um neurônio a outro, por pontes chamadas sinapses. Submetida a estímulos, tanto táteis, quanto da visão, audição, olfato ou paladar, a criança se desenvolve de uma maneira mais adequada, pela diversidade de incentivos. O desenvolvimento do cérebro infantil, necessário para igualar o órgão ao de um adulto, se dá justamente pelas exigências, pelos desafios e estímulos aos quais a criança é submetida. As primeiras experiências da vida, então, são tão importantes que podem mudar por completo a maneira com que cada pessoa se desenvolve. Jean Piaget, o pai da Teoria Construtivista, entende o conhecimento como resultante da adaptação da criança ao meio, algo que se constrói. Já para Lev Semyonovich Vygotsk, cujo trabalho se voltou fundamentalmente ao desenvolvimento cognitivo, o desenvolvimento das funções psíquicas da criança interage continuamente com a aprendizagem. Nas duas filosofias, o ponto comum diz respeito à necessidade de estímulos para a interação com o meio. Testes clínicos por todo o mundo mostram que crianças pouco estimuladas, em todos os aspectos, não desenvolvem de forma apropriada os sentidos de equilíbrio e localização corporal, além de não se desenvolver intelectualmente. À medida que vão crescendo, se adequadamente estimuladas, esquemas de assimilação vão se desenvolvendo. Diante de alguma dificuldade de interpretação ocorre um desequilíbrio desta assimilação, que leva a tentativas de solução para posterior acomodação dos novos esquemas à realidade. Exatamente aí entra o computador, como uma rica fonte de estímulos durante uma fase de desenvolvimento psíquico e neurológico. Especialmente no aspecto da interatividade criança/computador. Criam-se modelos, opções e das respostas a estes esquemas, certas ou erradas, decorre a aprendizagem. (www.educativa.net)

domingo, 17 de setembro de 2006

PROJETOS ....

PROJETOS: APRENDENDO E ENSINANDO A pedagogia de projetos deve permitir que o aluno aprenda fazendo e reconheça a própria autoria naquilo que produz por meio de questões de investigação que lhe impulsionam a contextualizar conceitos já conhecidos e descobrir outros que emergem durante o desenvolmento do projeto. nesta situação de aprendizagem, o aluno precisa selecionar informaçôes signicativas, tomar decisões, trabalhar em grupo, gerenciar confronto de idéias, desenvolver competências interpessoais para aprender de forma colaborativa com seuspares. É fundamental a presença do professor, pois ao mesmo tempo que o aluno precisa reconhecer sua própria autoria no projeto, ele também precisa sentir a presença do professor, que ouve, questiona e orienta, visando a construção de conhecimento do aluno.O trabalho por projeto integra diversas áreas do conhecimento, assim também possibilita o uso de diferentes recursos tecnológicos.

segunda-feira, 4 de setembro de 2006

INTELIGÊNCIA

Estou lendo EDUCAÇÃO DOS SENTIDOS de Rubem Alves, e achei fantástica a comparação e a definição que ele faz com a inteligência.
"Veio-me a idéia de que a inteligência muito se parece com o pênis. Não se assuste: o mundo está cheio de analogias mais estranhas...Pois o que é um pênis? É um órgão que, no estado normal, é um apêndice ridículo, flácido que realiza funções excretoras automáticas que não demandam grandes reflexões. Mas, se provocado pelo desejo, ele passa por curiosas metamorfoses hidráulicas que lhe dão a capacidade de ter prazer, de dar prazer e de criar vida. Se não há desejo, é inutil que a cabeça lhe dê ordens...
Assim também é a inteligência. No cotidiano ela se encontra num estado flácido que é mais do que suficiente para realização das tarefas rotineiras. Quando, entretanto, é provocada pelo desejo, ela cresce e se dispõe a fazer coisas ditas impossíveis.
Uma inteligência flácida é uma inteligência sem desejo....................Mas é claro que os professores sejam mestres na dita ARTE DE VER, OUVIR..."