terça-feira, 28 de outubro de 2008

FORMAÇÃO CONTINUADA

Os professores da Escola Arruda Câmara e a equipe diretiva participaram ontem de mais um encontro de Formação Continuada, à noite, nas dependências da escola. Tivemos como palestrante a professora Nelva Tibola, que em seu pronunciamento sobre Currículos ..... enfatizou a importância do trabalho em equipe na elaboração, montagem e aplicação dos Plano Curricular da Escola.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

No Dia Mundial da Alimentação,os alunos da quinta série fizeram um delíciosos sanduíche natural, unindo a teoria a prática. Estudamos os temas referentes ao assunto na "Revista Projeto Escola no Campo" e descobrimos que podemos comer melhor, pois a atitude está dentro da gente. Alunos que diziam não gostar de salada, hoje junto com os colegas saborearam um delícioso sanduíche natural.
Agradeço a Rita mãe da aluna Liliane pela ajuda na organização. A Direção da Escola que colaborou em alguns dos ingredientes, e aos alunos que trouxeram o suco natural e as frutas.
Com certeza a união faz as coisas acontecerem melhor.
Queres saber sobre Alimentos para o Cérebro? www.cartanaescola.com.br

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

DIA DO PROFESSOR

CADA UM DE NÓS FAZ A DIFERENÇA NO MUNDO. ( Paulo Coelho ) Parabéns aos professores que exercem sua vocação com profissionalismo, competência, dedicação e amor.

REUNIÃO PEDAGÓGICA - ESCOLA ARRUDA

Os professores da Escola Arruda Câmara reuniram-se ontem para leitura e discussão do texto: OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO. Aprender a conhecer. Aprender a fazer. Aprender a viver juntos, aprender a conviver com os outros. Aprender a ser.

domingo, 12 de outubro de 2008

DIA DA CRIANÇA

Lembro muito bem da minha infância, como é bom ser criança, como é bom ter criança perto da gente,como é bom ter filhos criança......crianças educadas melhor ainda....crianças artísta então, estão sempre com muita energia e muito felizes.
FELICIDADES PARA TODAS AS CRIANÇAS.

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

BIOLOGIA - ENSINO MÉDIO

A espécie humana possui 46 cromossomos, sendo 44 autossomos e 2 sexuais. Todos estes cromossomos encontram-se pareados, logo temos 22 pares de cromossomos autossomos e 1 par de cromossomos sexuais. Os representantes de cada par desses cromossomos são chamados de cromossomos homólogos.As células que possuem os cromossomos homólogos são chamadas de células diplóides (2n), pois eles estão aos pares. Células que contém apenas 1 dos representantes são chamadas de haplóides (n) e são, normalmente, formadas por meiose para a produção de gametas.CariótipoCariótipo é o conjunto de cromossomos de uma célula, organizados de acordo com sua morfologia.Homens e mulheres possuem 22 pares de cromossomos autossomos e 1 par de cromossomos sexuais. Sendo XX a representação do genótipo do cromossomo sexual feminino e XY para o masculino, podemos representar o cariótipo da seguinte forma:Homem: 46, XY ou 22AA + XYMulher: 46, XX ou 22AA + XXQuando ocorrem alterações nos cromossomos, seja em sua estrutura ou em quantidade, podem ocasionar doenças, chamadas aberrações cromossômicas, como é o caso da Síndrome de Down, síndrome de Turner e síndrome de Klinefelter.
ATIVIDADE:
Cada aluno recebeu 46 cromossomos em uma folha e montaram seu cariótipo. A turma foi dividida em dois grupos, o primeiro grupo ficou em aula montando seu carótipo e segundo foram ao laboratório de informática pesquisar sobre as doenças cromossômicas.
Parabéns para os alunos que colaboraram durante esta atividade.

domingo, 5 de outubro de 2008

ELEIÇÕES 2008

MAIOR FESTA DEMOCRÁTICA DO BRASIL. Hoje exatamente as 18 horas conhecemos o novo prefeito de Carazinho Sr: Aylton Magalhães. Depois de 20 anos foi eleita uma mulher para a Câmara de Vereadores, professora Sandra Citolin. Desejo muita luz e sabedoria a todos que venceram nesta eleição.

sábado, 4 de outubro de 2008

SÃO FRANCISCO DE ASSIS

Hoje é dia de São Francisco de Assis protetor dos animais e das plantas. Minha mãe é muito devota a São Francisco todos os dias ela reza para Ele. Quando estudava na segunda e terceira série todos os dias antes de entrar na sala de aula todos os alunos juntos fazíamos a oração de São Francisco de Assis. Eu acho esta ORAÇÃO LINDA...
Senhor: Fazei de mim um instrumento de vossa Paz! Onde houver Ódio, que eu leve o Amor, Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão. Onde houver Discórdia, que eu leve a União. Onde houver Dúvida, que eu leve a . Onde houver Erro, que eu leve a Verdade. Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança. Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria. Onde houver Trevas, que eu leve a Luz! Ó Mestre, fazei que eu procure mais: consolar, que ser consolado; compreender, que ser compreendido; amar, que ser amado. Pois é dando, que se recebe. Perdoando, que se é perdoado e é morrendo, que se vive para a vida eterna!
Amem!
FRASE DO DIA:
"Os sorrisos mais encantadores que a gente recebe na vida são os desses candidatos em vésperas de eleições”. Mario Quintana