quinta-feira, 29 de maio de 2008

ATENÇÃO DIVULGUEM

Uma biblioteca digital, desenvolvida em software livre, mas que está prestes a ser desativada por falta de acessos. Imaginem um lugar onde você pode gratuitamente:
-Ver grandes pinturas de Leonardo Da Vinci;
- Escutar músicas em MP3 de alta qualidade;
-Ler obras de Machado de Assis ou a Divina Comédia;
-Ter acesso às melhores historinhas infantis e vídeos da TV ESCOLA;
-E muito mais...
Esse lugar existe!!!
O Ministério da Educação disponibiliza tudo isso, basta acessar o site:
Só de literatura portuguesa são 732 obras!
Estamos em vias de perder tudo isso, pois vão desativar o projeto por desuso, já que o número de acesso é muito pequeno. Vamos tentar reverter esta situação, divulgando e incentivando amigos, parentes e conhecidos, a utilizarem essa fantástica ferramenta de disseminação da cultura e do gosto pela leitura.
DIVULGUEM PARA O MÁXIMO DE PESSOAS!!!

quarta-feira, 28 de maio de 2008

DIA DO DESAFIO

O QUE É O DIA DO DESAFIO???
Realizado sempre na última quarta-feira de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam a rotina e pratiquem 15 minutos de atividade física. Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma competição para tentar envolver nas atividades a maior porcentagem de pessoas, em relação ao total de habitantes. É uma disputa amigável, que estimula a participação. No desafio, os vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração, a criatividade, a liderança, o espírito comunitário e começam a compreender a importância de fazer da atividade física um hábito para os outros dias do ano.
A Escola VEIGA CABRAL, participou hoje do dia do desafio. No turno da manhã com os pequenos no pátio da escola que é lindo!!!A tarde as atividades foram coordenadas pela professora de educação física Rejane Fátima. No turno da noite como estva chovendo nos reunimos no pavilhão da escola e durante 15 minutos todos os alunos e professoras fizemos alongamentos e exercícios de coordenação, foi muito legal pois todos colaboraram e realizaram as atividades que foi muito bem dirigidas pela diretora Mara Denise Siqueira, que também é professora de educação física e falou sobre os benefícios das atividades físicas para o corpo e também para a mente.
Vamos propor desafios para superar os obstáculos??? O dia do Desafio é uma competição saudável entre cidades, onde a qualidade de vida e o bem-estar social são o maior prêmio.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

DIA NACIONAL DE COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE:
O Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue e da febre amarela urbana. Parece que chegou às Américas nos navios que traziam escravos da África. Menor que os mosquitos comuns, o Aedes aegypti é preto com pequenos riscos brancos no dorso, na cabeça e nas pernas. Suas asas são translúcidas e o ruído que produzem é praticamente inaudível ao ser humano. O macho, como os de qualquer espécie, alimenta-se exclusivamente de frutas. A fêmea, no entanto, necessita de sangue para o amadurecimento dos ovos que são depositados separadamente nas paredes internas de objetos, próximos a extensas superfícies de água limpa, local que lhes oferece melhores condições de sobrevivência. No momento da postura são brancos, mas logo se tornam negros e brilhantes. Mesmo quando a água seca, os ovos não morrem e eclodirão ao primeiro contato com a água. Se foram postos por uma fêmea contaminada pelo vírus da dengue, ao completarem seu ciclo evolutivo, transmitirão a doença. O Aedes aegypti é um mosquito urbano, embora já tenha sido encontrado na zona rural. Acredita-se, porém, que para lá tenha sido levado em recipientes que continham ovos ou larvas. Próprio das regiões tropical e subtropical, não resiste a baixas temperaturas nem a altitudes elevadas. Desenvolve-se por metamorfose completa. Seu ciclo de vida, portanto, compreende quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto.
A prevenção é o melhor ataque. Os alunos da 5ª e 6ª Escola Arruda trabalhando com o Projeto ARRUDA, JUNTOS POR UMA VIDA MELHOR. Construiram uma Mosquitérica- Armadilha contra o mosquito da DENGUE.
A MOSQUITÉRICA É INSTRUMENTO EDUCACIONAL.
" Quem constrói uma mosquitérica tem um compromisso com a cidadania". É necessário fazer um acompanhamento diário da armadilha.
NOSSO PLANETA TERRA PRECISA DO CUIDADO DE MÃE!!!!
O mundo está mudando, os recursos naturais estão ficando escassos para a demanda humana do planeta. Devemos pensar em responsabilidade ambiental e iniciar a mudança, alterar os padrões de produção e consumo para níveis sustentáveis ou nossos descendentes serão penalizados pelo nosso estilo de vida.
Visando a diminuição do impacto ambiental causado pelos plásticos, que demoram até 500 anos para se decompor, a escola oferece um presente às mães: A SACOLA ECOLÓGICA.
A mudança no uso das sacolas plásticas convencionais por sacolas ecológicas ajudará muito a PRESERVAÇÂO e CONSERVAÇÂO do MEIO AMBIENTE.
VOCÊ PODE E DEVE AJUDAR, separando os resíduos, economizando energia.... Se você está lendo isso agora é poque tem CONSCIÊNCIA.
Mundo das Formigamigas.
O mundo das Formigamigas, onde o Smilingüido e sua turma vivem suas histórias é de formigas e fantasia. Os pequenos representam crianças de oito anos e têm como figuras de pai e mãe o mestre Formisã e a rainha Formosa. Estes têm a responsabilidade de ensinar, aconselhar, repreender, prover suas necessidades e exercer autoridade sobre os pequenos com amor e justiça. As Formigamigas são uma grande família que vive em meio à floresta brasileira junto com outros insetos. Elas são pequenas, frágeis, solidárias, trabalhadoras e organizadas como qualquer formiga, porém são especiais, porque descobriram como se relacionar com o Senhor Criador de uma forma simples e natural. Através de muita brincadeira, erros e acertos, alegrias e frustações, as Formigamigas experimentam o amor e cuidado dEle, conhecem-no a cada dia melhor e aprendem a aplicar seus valores. (Fonte: http://www.smilinguido.com.br/personagens/)

segunda-feira, 5 de maio de 2008

DOBRADURA E SIMETRIA

alunos criando as dobraduras
ARRUDA, JUNTOS PARA UMA VIDA MELHOR
AULA DE MATEMÁTICA: GEOMETRIA ------ QUINTA SÉRIE
O objetivo não é só passar conteúdos, mas preparar todos para a VIDA.
O trabalho com dobraduras é uma arte muito antiga e algumas delas são feitas de forma simétrica. Continuando nossa aula de geometria onde estamos estudando triângulos, quanto ao número de lados e ângulos. Hoje a aula foi muito divertida, cada aluno tinha que construir cinco modelos diferentes de figuras utilizando dobraduras, com atenção especial a parte simétrica da figuras. O maior sucesso foi o famoso avião e o catavento entre outras.

quinta-feira, 1 de maio de 2008

DIA MUNDIAL DO TRABALHO

“A história do Primeiro de Maio mostra, portanto, que se trata de um dia de luto e de luta, mas não só pela redução da jornada de trabalho, mais também pela conquista de todas as outras reivindicações de quem produz a riqueza da sociedade.” – Perseu Abramo O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época. Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia. Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.