segunda-feira, 19 de maio de 2008

DIA NACIONAL DE COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE:
O Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue e da febre amarela urbana. Parece que chegou às Américas nos navios que traziam escravos da África. Menor que os mosquitos comuns, o Aedes aegypti é preto com pequenos riscos brancos no dorso, na cabeça e nas pernas. Suas asas são translúcidas e o ruído que produzem é praticamente inaudível ao ser humano. O macho, como os de qualquer espécie, alimenta-se exclusivamente de frutas. A fêmea, no entanto, necessita de sangue para o amadurecimento dos ovos que são depositados separadamente nas paredes internas de objetos, próximos a extensas superfícies de água limpa, local que lhes oferece melhores condições de sobrevivência. No momento da postura são brancos, mas logo se tornam negros e brilhantes. Mesmo quando a água seca, os ovos não morrem e eclodirão ao primeiro contato com a água. Se foram postos por uma fêmea contaminada pelo vírus da dengue, ao completarem seu ciclo evolutivo, transmitirão a doença. O Aedes aegypti é um mosquito urbano, embora já tenha sido encontrado na zona rural. Acredita-se, porém, que para lá tenha sido levado em recipientes que continham ovos ou larvas. Próprio das regiões tropical e subtropical, não resiste a baixas temperaturas nem a altitudes elevadas. Desenvolve-se por metamorfose completa. Seu ciclo de vida, portanto, compreende quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto.
A prevenção é o melhor ataque. Os alunos da 5ª e 6ª Escola Arruda trabalhando com o Projeto ARRUDA, JUNTOS POR UMA VIDA MELHOR. Construiram uma Mosquitérica- Armadilha contra o mosquito da DENGUE.
A MOSQUITÉRICA É INSTRUMENTO EDUCACIONAL.
" Quem constrói uma mosquitérica tem um compromisso com a cidadania". É necessário fazer um acompanhamento diário da armadilha.

7 comentários:

Anônimo disse...

ooi Elis!
tudo bom?
lindo seu blog viu!
podes aparecer aqui em casa no feriado que nós damos aulas pra você!
beijos
Maiara

Iracélia Zeni disse...

Adorei a mosquitérica. Nunca tinha ouvido falar nesse nome(apenas na técnica).Espero que não seja um reprodutor em vez de exterminador...pq sabes como é o povo, né? Os alunos certamente adoraram as atividades... Quem sabe...faz. Me orgulho de ser amiga de uma colega tão gente boa. O caminho é por aí... fazer menos projetos e mais ações concretas.Um abraço.

Gabriel disse...

seus alunos marcos ,weslei e gabriel acharam bem legal fazer o trabalho da mosquiterica

Anônimo disse...

Adorei a sua aula e seu blog.
adorei sua aula sobre a dengue .vamos todos juntos matar o mosquito da dengue. tuany,daiane e caroline. beijokas.

Gabriel disse...

desculpe comentario errado

Anônimo disse...

seus alunos vinicios gabriel e guilherme deixam um beijão para a melhor profe do mundo.

Gabriel disse...

super legal esse tabalho prof