quarta-feira, 25 de junho de 2008

FESTA JUNINA

Os alunos da Escola Arruda comemoraram o Dia de São João com muitas apresentações.Todos merecem PARABÉNS: Direção da escola que conseguiu doações de amendoim, pipoca, açucar e distribuiu gratuitamente para todos os alunos, os professores que incentivaram os alunos e ensaiaram os números para as apresentações e o resultado foi de todos nós. Com isso comprovamos que a "UNIÃO FAZ A DIFERENÇA".

segunda-feira, 23 de junho de 2008

COMO SE FORMAM AS GEADAS?

PRÁTICA DE CIÊNCIAS.
Os alunos da turma 51, aproveitando as baixas temperaturas, a localização da Escola, um dia frio mas muito lindo, fomos conferir de perto: Como se formam as geadas? Por que nos lugares mais baixos é mais frio e demora mais para derreter a geada? Por que em lugares mais altos derrete primeiro? Estas e outras perguntas foram feitas pelos alunos.
Retornamos com os pés congelados, mas com a certeza que os alunos jamais iram esquecer.
"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena". Confiram as fotos.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

ESCOLA VEIGA CABRAL
ESCOLA ARRUDA CÂMARA
Para refletir: - O que você vai fazer para melhorar um pouquinho a nossa natureza? - O meio ambiente começa dentro da gente.... - O futuro sustentável só depende de você. - Pensar no meio ambiente como parte da natureza a qual nós seres humanos fazemos parte dela. - A qualidade de vida de nosso planeta, de nossos filhos e netos depende de cada um de nós. - Dia Mundial do meio ambiente: CELEBRAÇÃO OU LUTO??? A preservação do meio ambiente começa com atitudes diárias, pois cada vez que você coloca uma embalagem no lixo reciclável, contribui para melhorar o planeta agora e tambem para as gerações futuras. É bom lembrar que o planeta não aumenta. Tudo que conseguimos fica aqui. Como a coleta seletiva, economia de árvores, petróleo, água e energia elétrica.... Os alunos da Escola Veiga Cabral comemoraram o Dia Mundial do Meio Ambiente com muita disposição e alegria. Cada turma recebeu duas mudas de pinheiro doadas pela professora Maria Helena de Ténicas Agrícolas, plantamos no pátio da Escola. Apartir de hoje todos temos muitas responsabilidades pois esta precisa de muitos cuidados. E para sensibilizar os alunos contei esta história. Esta é, talvez, a história mais linda que eu já ouvi. É a história de um colibri.
Colibri é o pássaro mais pequeno do mundo e nós chamamos de Beija Flor. É uma história que fala sobre o papel que todos nós, sem nenhuma exceção temos que desempenhar em troca desta dádiva maravihosa que é estarmos vivos e ainda termos água potável em nossa casa.
O BEIJA FLOR E O INCÊNDIO
Um dia houve um grande incêndio naquela floresta. As chamas avançavam, destruindo tudo, e todos os animais fugiam aterrorizados à sua frente tentando escapar à morte. Desde os grandes elefantes até aos pequenos insetos, todos corriam tentando ficar longe das chamas. Todos não! Um pequeno Beija Flor andava numa correria, indo ao rio buscar uma gota de água no pequeno bico e indo deitá-la em seguida sobre as chamas enormes. Depois voava de novo até ao rio, para buscar mais uma gota, e não parava. Então, um coelhinho que fugia como os outros, viu o Beija-Flor naquela correria e disse-lhe:- O que estás a fazer, Beija-Flor? Achas que vais apagar o incêndio com essa gotinha de água? És mesmo bravo! Respondeu o Beija-Flor.- Eu sei que a gota não vai apagar nada deste incêndio. Apenas faço a minha parte!
ESCOLA ARRUDA CÂMARA
Os alunos da Escola Arruda Câmara também realizaram atividades de conscientização.
O desafio agora é conscientizar a família para separar o lixo orgânico do lixo seco.
Os alunos da quinta e sexta série escreveram quais as atitudes que apartir de hoje iram colocar em prática e levaram para casa para que os pais também escrevessem. PEQUENAS MUDANÇAS DE HÁBITOS FARÃO A DIFERENÇA PARA O PLANETA.