segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

EDUCAÇÃO E CYBERCULTURA "Hoje em dia, a simulação exerce um papel crescente nas atividades de pesquisa científica, de concepção industrial, de gestão, de aprendizado, mas também para o jogo e a diversão (em especial os jogos interativos na tela). Em teoria, em experiência, a maneira de industrialização da experiência de pensamento – a simulação – é um modo especial de conhecimento, próprio da cybercultura nascente. Na pesquisa, seu principal interesse não está, evidentemente, na substituição da experiência, nem em fazer as vezes de realidades, mas em permitir a formulação e a rápida exploração de um grande número de hipóteses. Sob o ângulo da inteligência coletiva, ela permite a colocação em imagens e a partilha de mundos virtuais e de universos de significado de uma grande complexidade". A tecnologia não é a solução para todos os problemas da educação. Mas ela traz um grande potencial, que é a do registro, da atualização constante, e o mais importante, da autoria do aluno. Aluno e professores são vistos como criadores, possibilitando a comunicação entre todos.